Estamos em época de praia, piscina, cachoeira, trilhas… Tantos passeios ao ar livre, aproveitando as férias e conhecendo lugares novos, com paisagens maravilhosas neste clima de Verão. Mas, mesmo com todo esse clima de diversão, precisamos ter responsabilidade.
A natureza, com todo o cuidado, nos oferece paisagens e momentos inesquecíveis, e precisamos retribuí-la com o mesmo carinho. A principal ajuda que podemos dar? Descartando nosso lixo de maneira correta!
Em abril de 2018, o Senado aprovou a proibição de uso e fabricação de plásticos descartáveis no Brasil, como copos, pratos e outros descartáveis.
O mais falado, até então, é o canudo descartável. A primeira cidade a adotar esta nova conduta foi o Rio de Janeiro, onde a Vigilância Sanitária operou um grande trabalho de fiscalização. O estabelecimento que não substituísse seu uso por um canudo biodegradável, ou até mesmo o descartasse, poderia levar uma multa de até R$ 6 mil.
Pode parecer um exagero, por ser um pedaço de plástico tão pequeno em comparação a outros produtos existentes no mercado, porém seu impacto no meio ambiente, principalmente na vida marinha, é algo gigantesco.
É estimado que, no Brasil, cerca de 720 milhões de descartáveis sejam utilizados por dia, correspondendo a 1.500 toneladas de resíduos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
Diversas espécies estavam, e ainda estão, sendo gravemente comprometidas pelo descarte incorreto de canudos, copos e outros descartáveis ao mar, sendo as tartarugas o principal alvo desta irresponsabilidade. Isso porque, ao confundirem com pequenos peixes e seres marinhos que servem de alimento, ingerem plástico, se enroscam e se machucam, causando mortes por sufocamento, cortes, entre outros. Uma triste realidade.
De acordo com a ONU, o plástico representa 80% do lixo nos oceanos. Para reverter esta situação, é de suma importância que todos passem a descartar corretamente seus lixos ou até mesmo diminuir sua produção, utilizando métodos de reciclagem, reutilização e outros.
Para que todos possam curtir ainda mais as férias, de maneira saudável e positiva, seja responsável! Sua consciência e o planeta agradecem.
Inovando por um mundo sustentável.