O modelo atual das concessionárias de veículos vai mudar. Não só pelas necessidades ambientais, mas também por mudanças socioeconômicas. Isso vale para o Brasil e, ao mesmo tempo, para o resto do mundo.
Em primeiro lugar, é preciso analisar o êxodo de montadoras que deixaram o país nos últimos anos e os desafios para quem ficou. Além disso, adequar o modelo de negócios para as preferências das novas gerações é imperativo.
Porque as montadoras foram embora
Mercedes em 2020, Ford em 2021 e Toyota no fim de 2023. Em um contexto de crise econômica, agravada pela pandemia, que comprometeu toda a cadeia de insumos, pesou o fato do Brasil representar apenas 3% do consumo mundial de automóveis.
Hoje, as principais fábricas concentram seus esforços na Ásia, Europa Ocidental e América do Norte, responsáveis por 86% do mercado global. Como resultado, o Brasil está refletindo melhor a realidade atual de seu mercado interno.
O sucesso de aplicativos de transporte, especialmente entre o público millennial (nascido entre 1985 e 1995) e da geração Z (a partir de 1996), mostra que ter um carro deixou de ser prioridade. Mais importante é chegar ao destino, na melhor relação conforto-economia.
E talvez o futuro das concessionárias esteja aí.
As concessionárias do futuro não devem seguir vendendo automóveis
Com a inevitável migração de frota para os motores elétricos, que ainda não encontraram um modelo de produção acessível, comprar automóveis será um privilégio para mercados de maior poder aquisitivo. Pelo menos, no futuro imediato.
Assim sendo, as concessionárias do futuro, provavelmente, terão de absorver as funções de locadora para se manterem relevantes. Outro ponto que ganhará força, especialmente entre as camadas com menor poder aquisitivo, será o mercado de usados.
Para isso, a manutenção da frota terá ainda mais relevância. Ao mesmo tempo, o incentivo à reciclagem, especialmente de resíduos de veículos novos, será essencial para reduzir custos e potencializar oportunidades.
A Mazola Ambiental será parceira das concessionárias do futuro como já é no presente. Com soluções em gerenciamento de resíduos e logística reversa, transformamos os desafios na Política Nacional de Resíduos Sólidos em oportunidades de negócio pautadas na excelência, na transparência e na sua comodidade.
Para chegar ao futuro com relevância, comece clicando aqui para saber mais.