Os pneus são cada vez mais cobiçados para a reciclagem, sobretudo pelo fato de serem uma matéria-prima de decomposição complicada.
Seu processo de recuperação e regeneração passa por muitas etapas. Exige, primeiramente, a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). E então os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. Em seguida, as lascas são moídas e submetidas à digestão em vapor d’água e alguns produtos químicos.
Esse produto obtido pode ser refinado em moinhos até que se alcance uma manta uniforme ou ser transformado em grânulos de borracha com variadas utilidades como cobrir áreas de lazer e quadras de esportes, tapetes para automóveis, rodos domésticos, entre outros produtos.
As aplicações do pneu reciclado são muitas. Você já viu o momento em que estradas são sendo pavimentadas? Naquela fórmula, também tem restos de pneu, graças ao processo de reciclagem. O pó gerado nesse processo pode ser misturado ao asfalto, o que aumenta sua elasticidade e durabilidade.
O pneu é um grande gerador de energia e pode também ser usado como combustível de forno para produção de cimento, cal, papel e celulose. É importante apenas ficar atento ao fato de que a queima pode ser prejudicial (emite gases que podem intensificar o efeito estufa). Porém, as empresas que utilizam a queima dos pneus em fornos possuem processos de filtragens bastante eficientes que conseguem neutralizar a emissão destes gases na atmosfera.
Sapatos, tapetes para banheiros, equipamentos para área de lazer, protetores de equipamentos muito pesados e borracha de vedação são outros produtos que podem ser feitos a partir da reciclagem do pneu.
O pneu reciclado pode ser usado, ainda, para a fabricação de novos pneus. É um processo amplamente utilizado no Brasil.
Há, por fim, a possibilidade de utilização de pneus reciclados em sinalização rodoviária e para-choques de carros. Todos estes processos colaboram para o reaproveitamento dos componentes do pneu e evitam que este produto seja degradado lentamente no meio ambiente.
Um pneu, normalmente, demora em torno de 600 anos para se decompor na natureza.