Diagnosticar o estado de saúde do planeta é como se estivéssemos diante de uma pessoa febril. Contudo, quando uma pessoa está 1,5º C mais quente do que o normal, nós imediatamente a colocamos sob medicação. O planeta, entretanto, ainda não despertou a mesma preocupação. Isso não impediu, porém, que as consequência dessa “doença” se manifestassem. E de formas que todos nós já somos capazes de notar.
Basta ver as notícias: chuvas torrenciais, ondas de calor sem precedentes, cidades inteiras na iminência se sumirem debaixo d’água. Além disso, problemas na produção de alimentos que, potencializadas por uma pandemia e uma guerra, tornaram a vida mais difícil e cara.
Diante da crise e das consequências que já não temos como evitar, é necessário, antes de tudo, se questionar: o que podemos fazer para evitar que a saúde do planeta continue piorando e, como consequência, a nossa saúde também sofra?
Efeitos extremos e simultâneos
As condições que mantém a vida no planeta existem em um equilíbrio frágil. Só para exemplificar, o desmatamento da Amazônia pode inviabilizar o plantio de soja no Mato Grosso. E, a cada nova alteração que a ação humana causa na natureza, a saúde do planeta deteriora, com consequências que vão de secas prolongadas a enchentes. Com isso, ao mesmo tempo, vemos mais pessoas desabrigadas e menos alimentos nas prateleiras dos supermercados.
Investir em iniciativas de sustentabilidade, mais do que nunca, se tornou imperativo pró-vida. Qual vida? A de todos nós. Pois só com poluição plástica, estamos colocando em risco 10% do oxigênio do planeta.
Restabelecer a saúde do planeta é uma tarefa de todos
Identificar e reconhecer o problema são etapas essenciais. Mas, sem dúvida, fazer alguma coisa é ainda mais importante.
A Mazola Ambiental vai além dos seus serviços prestados. Internamente, trabalhamos para reduzir o impacto de nossas atividades por meio de economia de energia elétrica e reuso de água da chuva. Além disso, os macacões contaminados com óleo são lavados em lavanderias especializadas, garantindo que nenhum resíduo chegue a solos, rios e mares.
Juntas, cada pequena ação faz uma grande diferença. O que você faz na sua empresa? O setor automotivo tem relevância econômica que só rivaliza com sua responsabilidade, econômica e social. Clique aqui e saiba como você pode mudar sua postura e ter resultados positivos.