Em um momento delicado, no Brasil e no mundo, quando a queda no faturamento já é inevitável, gestores precisam agir para conter gastos. Estar com a documentação em dia é fundamental para evitar o recebimento de multas ambientais, que podem até obrigar a empresa a fechar portas em períodos de crise como o atual.
Em parte, o descaso de algumas empresas vem da péssima fiscalização de entidades governamentais para a aplicação da boa legislação ambiental brasileira. Ora por corrupção, ora por falta de pessoal, o fato é que a fiscalização é fraca.
No nível moral, empresas não precisariam de leis para evitar ou minimizar o impacto ambiental de seus negócios. Há uma necessidade urgente de reduzir a exploração de matérias-primas e a emissão de resíduos no meio ambiente, sob o risco de provocar alterações climáticas irreversíveis ao planeta. Se isso não for o suficiente, há o risco de receber uma pesada multa por práticas ilegais.
Abrir um negócio como uma oficina mecânica exige uma Licença Ambiental de Instalação e Operação. Ela é obrigatória para todas as empresas com potencial de dano ambiental. Hoje em dia, ter processos inteligentes e sustentáveis é, além de uma necessidade legal, um diferencial competitivo, pois o consumidor já está atento a este assunto e prefere empresas com consciência ambiental.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada pela Lei 12.305/10, busca prevenir a redução na geração de resíduos, por meio de consumo sustentável e um aumento na reutilização destes resíduos, além da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos que não podem ser reciclados.
Com as certificações ISSO 9001 e 14001, a Mazola Ambiental reintegra parte dos resíduos à cadeia produtiva gerenciando todo o processo, da coleta e triagem até a correta destinação, com emissão de certificado de Declaração Ambiental nos serviços de Gerenciamento de Resíduos, Logística Reversa e Recfil.