O conceito de economia verde está longe de ser novo. Cunhado em 2008 no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ele prevê a geração de empregos e a produção de renda, desde que paralela à preservação de recursos e à redução dos riscos ambientais. Dessa forma, busca-se preservar o planeta e garantir o bem-estar social.
Após um 2020 de isolamento social e redução na produção econômica, a retomada é o momento ideal para uma mudança de mentalidade. Por isso, mercados como o automotivo precisam ficar atentos ao que a sociedade espera deles.
Alinhamento a um padrão de consumo mais consciente
Consumo consciente é aquele que gera o menor impacto ambiental possível. Pesquisa de 2020, divulgada pela Agência CNI de Notícias, aponta que 38% dos brasileiros estão preocupados com os impactos da produção sobre o meio ambiente. A mesma pesquisa apontou que não apenas existe uma preocupação: 62% dos brasileiros já boicotaram marcas que maltrataram animais ou cometeram crimes ambientais.
Isso significa que, cada vez mais, as pessoas estão atentas para a procedência dos produtos, qual a melhor forma de usá-los e como devem ser descartados. Portanto, práticas sustentáveis, aliadas a uma comunicação eficiente, se tornaram diferenciais competitivos.
E essa tendência de economia verde também se faz presente no setor automotivo.
Revitalizando o setor automotivo com a economia verde
Práticas desagradáveis, ainda que pontuais, construíram uma reputação para o setor automotivo. Só para exemplificar, ir ao mecânico fazer um pequeno reparo e descobrir a “urgência” para trocar inúmeras peças. Trocas que, muitas vezes, não pareciam necessárias.
As pessoas não querem trocar peças automotivas, a menos que seja o momento necessário. Além de ser uma economia financeira, há a economia de recursos na indústria e a redução de resíduos. Essa mentalidade aparece para reduzir o consumo, mas também está presente na hora de consumir. Em outras palavras: os consumidores buscam cada vez mais por empresas atentas ao meio ambiente.
Quando é realmente necessária, a troca pode ser feita com peças remanufaturadas. Assim, garante-se não só economia de aquisição, como também a mesma qualidade e durabilidade de uma peça nova, estimulando a prática da logística reversa.
Nesse cenário, a economia verde deve ser a solução. Principalmente, em um momento no qual as empresas buscam por formas de retomar a produtividade, mas ainda precisam cortar gastos. Além disso, a responsabilidade ambiental é lei no Brasil, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Empresas do setor automotivo precisam atualizar seus processos, visando aumentar a eficiência e reduzir os desperdícios, cuidando do gerenciamento de resíduos de forma igualmente eficiente. Para isso, conte com a Mazola Ambiental, empresa certificada pela ISO 9001 e pela ISO 14001. Conheça mais de nossos serviços.