De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, mais recentemente, o Decreto 9.177/2017 estabelece-se a responsabilidade conjunta sobre resíduos sólidos em seu pós-consumo. Neste, envolvem-se fabricantes, distribuidores, importadores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, a fim de diminuir o impacto na saúde ambiental e humana.
Apesar de relativamente nova no Brasil, a Logística Reversa já é uma realidade em alguns países, principalmente na Europa, há mais de 30 anos. Aqui no país, já vivemos algumas experiências com alguns produtos específicos, como pneus, óleo lubrificante, embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, há mais de 10 anos.
A legislação estadual, em alguns estados, já contempla uma maior quantidade de produtos, além de critérios mais exigentes que a legislação federal, como no estado de SP. Assim caberão as prefeituras a fiscalização próxima, principalmente, dos pequenos geradores, como: postos de combustíveis, oficinas mecânicas, autos centros e concessionárias. Uma vez que, em alguns locais, a obtenção ou renovação do alvará de funcionamento já está condicionada à comprovação de destinação correta dos resíduos gerados em sua atividade.
Alguns motivadores foram fundamentais na criação deste decreto, tais como a maior proteção à saúde pública e ao meio ambiente, a geração de emprego e oportunidades de negócios, a promoção da sustentabilidade nas empresas e a redistribuição de direitos e deveres no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos.
A Mazola Ambiental foca as suas atividades de Logística Reversa em três diretrizes:
- Logística Reversa – Resíduos: Esta diretriz visa atender os pontos geradores e a indústria. Nós, da Mazola Ambiental, utilizamos o nosso sistema Rastrelog, que monitora todo o processo de destinação de um resíduo, desde a sua geração até o descarte. Com isso, atendemos a legislação aplicável de acordo com cada região, através de coleta, armazenamento, triagem e destinação final.
- Logística Reversa – Remanufatura: Cada vez mais, as indústrias Automotivas buscam retornar peças pós-uso para a fábrica de origem. Esta diretriz consiste na coleta dessas peças em locais indicados pelo fabricante e seu retorno à cadeia produtiva para, então, produzir as peças remanufaturadas pelo mesmo fabricante da peça original. Nós, da Mazola Ambiental, nesse quesito, atuamos em todo território nacional, de forma personalizada e cumprindo com as exigências de cada cliente. Utilizamos também o nosso sistema Rastrelog para integrar o Ponto Gerador à nossa Logística e ao fabricante da peça. Dessa forma, garantimos que todos os envolvidos estarão monitorando desde a geração até a chegada da peça à fábrica.
- Logística Reversa – Captação de Peças: Nossa equipe e parceiros estão em constante acompanhamento de oficinas mecânicas, transportadoras, distribuidores de peças, entre outros, com o intuito de coletar estas peças e retornar corretamente ao fabricante de origem para a produção de peças remanufaturadas.
Se você é gestor de oficinas mecânicas, concessionárias, empresas de transporte, indústrias, etc. informe-se sobre a legislação aplicável em sua região, atue com tranquilidade e segurança, preservando o meio ambiente e a comunidade ao seu redor.
Aqui, na Mazola Ambiental, você encontra as orientações e soluções ideais para as suas necessidades quanto à legislação ambiental aplicável, o processo de descarte correto dos seus resíduos e peças gerados e a documentação exigida pelos órgãos fiscalizadores, além de um atendimento exclusivo e qualificado.
Atue focado na sua atividade principal com a tranquilidade de estar preservando o meio ambiente e respaldado quanto ao cumprimento da legislação da sua região. Consulte nossa equipe para saber mais.