O Dia da Amazônia é, principalmente, uma data para reflexão. Com mais de cinco milhões de quilômetros quadrados de floresta, a região é habitat de formas de vida que só existem lá, assim como fonte de recursos vegetais, alimentares, minerais e medicinais. A maior floresta tropical do mundo também é responsável pelo equilíbrio climático e pela preservação de recursos hídricos.
Ainda assim, a Amazônia é alvo de desmatamento, seja para transformar floresta em pasto, seja para extrair recursos de forma predatória e não-renovável. O 5 de setembro, mais que uma celebração da Amazônia, é uma data ideal para todos, enquanto sociedade, pensarmos no legado que queremos deixar para as futuras gerações e, principalmente, como podemos associar a preservação ambiental à atividade econômica. Existem caminhos para gerar emprego e renda numa economia verde. E o mais importante: nem precisamos morar perto da floresta para contribuir.
O Dia da Amazônia e a remanufatura
Uma das motivações para o desmatamento da Amazônia é o extrativismo de minerais como ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, silício, níquel e tungstênio. Estes são matérias-primas para produtos consumidos em todo o país. O bloco do motor do seu automóvel, por exemplo, é composto principalmente por ferro, silício e alumínio. Quando estas peças são descartadas, boa parte delas ainda está própria para uso.
O Governo Federal instituiu há uma década a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Dentre outras medidas de preservação ambiental, ela responsabiliza solidariamente todas as partes no descarte de resíduos. Desde então, a destinação adequada de resíduos é, além de uma questão ética, uma obrigação legal.
A Mazola vê a PNRS como uma oportunidade e, neste Dia da Amazônia, aproveita para lembrar que, além da redução imediata da poluição, a remanufatura diminui a demanda por mais matérias-primas, o que também freia o desmatamento. As peças são limpas, vistoriadas e remontadas, com a substituição apenas das partes defeituosas.
E não para por aí: a remanufatura também é um bom negócio nos aspectos financeiro e legal. Para o consumidor, uma peça remanufaturada, com igual qualidade, desempenho e durabilidade, pode custar até 60% do valor de uma nova. Para os fabricantes, as multas pela destinação inadequada são evitadas.
Com suas certificações ISO 9001 e ISO 14001, a Mazola está habilitada para cuidar de todo o processo. Nós emitimos as certidões necessárias para você se manter legalmente seguro e ambientalmente responsável. Que tal fazer deste Dia da Amazônia uma data de mudança? Veja mais sobre os nossos serviços.
Para mais análises sobre preservação do meio ambiente e economia verde, leia mais posts no nosso blog.