Já falamos sobre a economia circular aqui no blog da Mazola Ambiental. Em linhas gerais, ela é um processo estratégico para reduzir o impacto humano no meio ambiente. Em vez de consumir e jogar fora, os produtos são reinseridos na cadeia produtiva, sem perda de qualidade para os novos produtos.
Isso significa uma mudança na mentalidade de empresas e consumidores. Pensar e desenvolver produtos que não tenham obsolescência programada, consumir produtos que não sejam “feitos para quebrar”. Entre os extremos desta cadeia, cada vez mais empresas como a Mazola são fundamentais. São elas que fazem a destinação adequada de resíduos para serem reinseridos na cadeia produtiva.
Como a economia circular funciona na prática?
Em um acordo de dimensões inéditas, a Coca-Cola e a Verallia transformaram o vidro das garrafas de refrigerante antigas no modelo comemorativo do centenário da primeira garrafa da Coca-Cola.
Reciclar vidro demanda menos energia do que para produzí-lo. Além disso, tira de circulação um material que pode levar até um milhão de anos para se degradar. O consumidor não perde em qualidade ou segurança, as empresas podem investir em inovação e o meio ambiente agradece.
Como você pode ajudar e fazer a diferença?
Além de incentivar empresas que praticam a economia circular escolhendo comprar com elas, você pode se informar sobre maneiras de descartar adequadamente os seus resíduos. Assim, eles também poderão voltar para a cadeia produtiva, o que vai reduzir o seu impacto ambiental individual.
Empresas, submetidas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, devem criar sistemas logísticos para a devida destinação. Esse é um pré-requisito legal que, a partir de 2021, graças ao SINIR, terá uma fiscalização ainda mais rígida.
Neste cenário, a Mazola Ambiental oferece soluções personalizadas para a indústria: com certificações ISO 9001 e ISO 14001, toda a certificação ambiental necessária é emitida. Assim, você sabe que seus resíduos estão sendo destinados adequadamente, fica em dia com a lei e gera valor agregado para seus clientes.
Leia mais conteúdos sobre comércio, logística e reciclagem no nosso blog.