Para começarmos a falar sobre Economia Circular, vamos primeiro lembrar do processo da natureza, em que tudo o que morre retorna para a terra e inicia um novo ciclo de vida. Lembram? Pois bem, o conceito de Economia Circular é bem parecido.
A Economia Circular é um processo estratégico construído para minimizar o impacto humano no planeta, que a cada ano desequilibra mais o processo natural e, com toda a poluição gerada, compromete cada vez mais o meio ambiente.
Este processo criado visa substituir o atual Ciclo Linear, em que se constrói um produto e, após o uso, é descontinuado. O conceito da Economia Circular é pegar este objeto descartado e devolvê-lo ao cenário produtivo, fortalecendo a reutilização de materiais, o consumo consciente e a sustentabilidade. Assim, também acabamos com a ideia de “resíduo”, uma vez que eles não existirão mais pelo seu reaproveitamento na indústria.
Após sua solidificação, a Economia Circular foi e é vista como uma solução econômica, social e ambiental, visto que a obsolescência de materiais hoje em dia provoca uma série de fatores ruins, como a escassez de matéria-prima, provocada pelo abuso de coleta de novos materiais, as toneladas de lixo produzidas diariamente, dentre tantos outros problemas escaláveis.
Vale ressaltar que a Economia Circular não deve ser vista como uma alternativa aos reaproveitamentos e processos conhecidos de descarte responsável, mas sim como um novo processo econômico de fabricação e conscientização social perante a indústria como um todo. É uma nova maneira de pensar e lidar com a construção de novos objetos, produtos, peças, em busca de um processo mais inteligente e sustentável.
A Economia Circular tem sido bem vista – e bastante indicada para o setor secundário do Brasil e do mundo -, por ser uma proposta que gera benefícios a curto e longo prazos simultaneamente, à sociedade e ao planeta. Os principais deles são:
- Oscilação de preço de matérias-primas, diminuindo os riscos do fornecimento;
- Programas de retorno, oportunidades de novas ofertas aos clientes e até de novos modelos de negócios;
- Melhorar concorrência e competitividade econômica, oferecendo mais opções ao mercado;
- Geração de novos empregos e, consequentemente, aumento da população economicamente ativa;
- Ajudar na conservação da natureza, na redução da emissão de resíduos e materiais perigosos, combatendo a longo prazo o efeito estufa.
Nós da Mazola Ambiental somos grandes incentivadores e entusiastas da Economia Circular e, para auxiliar nessa transição entre um modelo de ciclo para outro, oferecemos soluções diversas a fim de sua empresa estar de acordo com todas as leis ambientais. Nossos serviços de Gerenciamento de Resíduos, Logística Reversa e Recfil, monitorados pelo Sistema Rastrelog contam com as diretrizes legais necessárias que garantem o recolhimento e descarte ambientalmente adequado a cada tipo de resíduo da cadeia produtiva, incluindo também o seu retorno as indústrias para se tornarem novos bens de consumo.
Visite os outros posts do nosso blog e conheça mais a fundo cada um dos nossos serviços.