A sustentabilidade é um tema particularmente sensível no setor automotivo. Se você é gestor de uma concessionária, por exemplo, sabe das obrigações legais que precisa atender para operar o seu negócio.
O que vem crescendo de forma cada vez acelerada, entretanto, é a importância dada pelo consumidor final. Além de preço, qualidade e atendimento, a preocupação com o meio ambiente, sociedade e colaboradores se tornou um diferencial. Mas isso é temporário: em breve, a sustentabilidade será a regra do mercado.
Com o propósito de ajudar sua concessionária a sair na frente, continue a leitura e veja algumas práticas ESG que você pode adotar já!
ESG: sustentabilidade para além do ambiental
Já falamos aqui, mas vale a lembrança. O ESG (environmental social and governance) é um conjunto de padrões que levam à sustentabilidade. Nesse sentido, o conceito de sustentabilidade promovido pelo ESG é muito mais sofisticado e, seus resultados, muito mais eficientes.
Isso porque, ao se responsabilizar diretamente pelo bem-estar da população, pela redução do impacto ambiental de suas atividades e, principalmente, com práticas responsáveis e transparentes de gestão, uma empresa demonstra interesse no longo prazo. Assim sendo, será capaz de mudar a realidade de pessoas para melhor.
Essa preocupação tem se mostrado economicamente interessante. Grandes bancos oferecem linhas de crédito especiais para negócios sustentáveis. Precisa de verba para impulsionar sua concessionária? Adote práticas ESG e torne a missão mais simples!
Como incorporar práticas ESG à sua concessionária
O sucesso das práticas ESG na sua concessionária exige engajamento. Por isso, a primeira iniciativa é trazer a organização para o seu lado. Por exemplo, criando um comitê focado exclusivamente na busca por práticas sustentáveis. Em seguida, incorporar a sustentabilidade aos processos internos e à filosofia da empresa.
Fornecer benefícios em educação, saúde e moradia para seus colaboradores, além de melhorar o clima corporativo, vai construir uma imagem de marca empregadora no mercado, atraindo e retendo talentos. Da mesma forma, promover a diversidade e a inclusão social são importantes ferramentas para construir uma boa imagem na comunidade onde você está inserido.
Igualmente importante é a forma como você divulga suas novas práticas ao mercado. Mais do que produtos e serviços, empresas, incluindo concessionárias, vendem uma imagem. Explore o potencial de comunicação da sua reformulação institucional.
Adotar práticas ESG pode parecer difícil, mas é o único caminho para garantir a viabilidade no longo prazo. E, no que diz respeito às práticas ambientalmente corretas, sua concessionária não está sozinha. A Mazola Ambiental, empresa certificada pela ISO 9001 e pela ISO 14001, tem soluções sob medida para a sua gestão de resíduos automotivos e logística reversa.
Clique aqui e conheça nossos serviços.