O ESG se tornou, afinal, parte do vocabulário das principais empresas do mundo. Espera-se, em todo segmento, a adoção de práticas que levem em consideração o meio ambiente, o social e a transparência. Assim sendo, empresas do setor automotivo precisam, cada vez mais, implementar ações de impacto.
Entenda mais sobre estes conceitos e os desafios a serem superados no artigo de hoje!
O ESG e a essência por trás da sigla
“Environmental, Social & Governance”. Se a objetividade do ESG facilita o entendimento do que deve ser feito, por outro lado torna mais urgente a adoção de práticas verdadeiramente sustentáveis.
Porque este é um ponto que ainda gera confusão: ser sustentável vai muito além da questão ambiental. A sustentabilidade, de fato, está ligada às bases que sustentam uma atividade. E isso, sem dúvida, envolve também fatores econômicos e sociais.
Quando uma empresa adota práticas ESG, está criando as condições para se manter viável no longo prazo. Dessa forma, necessariamente terá de respeitar os limites da natureza, bem como o bem-estar da comunidade em que se insere e a saúde financeira de sua operação.
Os mal entendidos do setor automotivo
Algumas iniciativas que são veiculadas como “sustentáveis”, entretanto, não o são. Por exemplo, a comercialização de produtos que, apesar de não emitirem resíduos no consumo, são produzidos a partir de materiais raros, caros e tóxicos, coletados em processos ainda altamente perigosos para o meio ambiente.
Além disso, uma comunicação vaga não passa credibilidade. Termos como “100% sustentável”, “amigo do meio ambiente” e “totalmente verde”, sem transparência, podem inclusive prejudicar a imagem da empresa. Sem dizer como se alcançou os resultados anunciados, nenhuma prática pode ser chamada de ESG.
A Mazola Ambiental defende o ESG e o E-ESG
Para promover soluções de impacto, informação é fundamental. Dessa forma, a Mazola Ambiental acredita no E-ESG, o ESG assimilado a partir da educação.
Tornar públicas práticas verdadeiramente sustentáveis, bem como oferecer os processos mais eficientes e, principalmente, ser didático nos impactos positivos de tais práticas, faz a diferença. Buscamos ajudar você a compreender a relevância da sustentabilidade para melhores resultados de longo prazo no seu negócio.
Por isso, estamos presentes em todos os pontos da cadeia produtiva. Com eficiência, transparência e conformidade a legislações vigentes, atuamos lado a lado de gestores de autocentros, oficinas mecânicas, concessionárias, empresas de transporte, oficinas de troca de óleo, postos de combustível, indústrias ou empresas de gestão ambiental, só para exemplificar.
Facilitando o reaproveitamento, com processos de remanufatura e logística reversa, a Mazola Ambiental permite que práticas ESG se incorporem à filosofia da sua empresa organicamente, fazendo a diferença no mundo e nos negócios.
Conheça nossos serviços e comece a construir um futuro ESG hoje mesmo!