Uma operação mais sustentável tem como resultado final a condição de carbono zero. Mas há um longo caminho para se chegar ao estágio em as emissões de carbono caem substancialmente e o restante é compensado.
A indústria automotiva, especialmente, precisa encontrar alternativas que tornem sua cadeia produtiva eficiente e ecológica. Para alcançar meta tão ousada, precisa olhar para três pilares.
Etapas rumo ao carbono zero
A jornada rumo ao carbono zero passa por três pontos: energia, processos e insumos.
Como a indústria obtém sua energia gera um impacto em duas frentes. Em primeiro lugar, pode reduzir drasticamente custos e impacto ecológico, especialmente pela alta demanda. Em segundo lugar, cria um valor agregado ao seu público-alvo, que cada vez mais tem interesse em alternativas sustentáveis.
Fontes renováveis, com destaque para a energia solar, são investimentos de retorno relativamente rápido, longa duração e reduzem a emissão de carbono da sua empresa.
Já para os processos, é importante buscar, por exemplo, combustíveis alternativos para as máquinas, como o gás natural no lugar do óleo diesel, já de olho na transição para as baterias elétricas. Equipamentos modernos, mais eficientes, também economizam tempo e aumentam a produtividade, reduzindo a pegada ecológica sem comprometer as metas.
Por fim, existem os insumos. Ao escolher materiais que também emitem zero (ou próximo de zero) carbono, a indústria automotiva estará incentivando que as boas práticas se espalhem ao longo da cadeia de produção. O grande desafio está em manter a eficiência e a confiabilidade dos materiais. Mas já há alternativas para contornar este desafio!
A Mazola Ambiental está nessa jornada com você
A Mazola Ambiental também quer se tornar uma empresa carbono zero. Para isso, investiu em painéis fotovoltaicos, que geram a energia elétrica limpa que usamos em nossos processos, usando o sol como gerador e eliminando as emissões.
Ao mesmo tempo, adotamos práticas internas que reduzem os nossos impactos na natureza, como a lavagem apropriada de roupas sujas de óleo e sensores de movimento para ligar lâmpadas e torneiras, além da nossa coleta seletiva de resíduos.
Mas é nas soluções que apresentamos para você que está o grande diferencial. Além da gestão ambientalmente correta de resíduos, com a emissão da certidão ambiental exigida pela PNRS, nós cuidamos de todos os processos da logística reversa de resíduos que se tornam peças remanufaturadas. Filtros de ar, óleo e combustível, são recuperados pelo RecFil em um processo inovador para a América Latina. Líquidos são separados de sólidos, metais de não metais e cada resíduo tem sua destinação individual.
Isso aumenta drasticamente o percentual de materiais que retornam à cadeia produtiva. A Mazola Ambiental consegue, por meio do RecFil, recuperar até uma tonelada de filtros por hora!
Esse processo devolve à cadeia produtiva peças com qualidade de novas, mas com uma pegada ecológica muito menor, além de custos mais receptivos ao seu orçamento.
Saiba mais clicando aqui.