Embora medidas ambientais venham sendo tomadas ao redor do mundo, é fato que os problemas relacionados ao descarte incorreto de resíduos e lixo ainda são questões a serem resolvidas.
Exemplo claro está nos países do sudeste asiático, principalmente os da Asean, o quinto bloco econômico mundial, composto por Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia, Filipinas, dentre outras nações, que representam 9% da população mundial. Imagine se todo habitante consumisse embalagens e sacolas plásticas diariamente… Pois essa é a realidade local. E além de não aplicarem ações que diminuam esse potencial, esses países ainda recebem resíduos de países desenvolvidos do Ocidente em containers, a fim de serem processados nos lugares de destino. Fica claro o grande embate ambiental que vem se formando.
Além disso, ações clandestinas em geral prejudicam ainda mais a realidade, já que o lixo é enviado para centros de reciclagem de plásticos ilegais, onde é queimado, o que implica diversos riscos à saúde da população e ao meio ambiente; riscos que, além de levar à formação de ilhas de lixo, causam prejuízos ambientais relevantes, como enchentes e morte da fauna e flora de diversas regiões, assim como doenças humanas variadas. Vale destacar que esses transtornos não são necessariamente imediatos ou passageiros, uma vez que o lixo demora dezenas e até centenas de anos para se degradar na natureza.
Por isso o descarte correto de resíduos e lixos impede inúmeros problemas sociais, ambientais e humanos, o que põe em evidência ações cada vez mais necessárias por parte das empresas, governo e sociedade em geral. Juntos, através de ações coletivas que envolvam desde o desenvolvimento de materiais, passando pela padronização para facilitar a reciclagem e maior conscientização dos consumidores, assim como o uso eficiente de sistemas sustentáveis de gestão de resíduos, podemos melhorar a realidade do nosso planeta.
A Mazola Ambiental, por exemplo, no Processo de Gerenciamento de Resíduos, promove e auxilia seus clientes no adequado descarte dos resíduos gerados na atividade por meio da conscientização dos clientes, coleta, triagem e correto destino dos resíduos, como contaminados com óleo; EPI´s; pneus; baterias; eletrônicos; sucatas metálicas; lâmpadas; plástico; madeira; papel e papelão; borracha, entre outros. Garantimos não só o descarte legalmente correto, mas também a forma mais ambientalmente adequada. Um exemplo disto é que a Mazola Ambiental atende a política de ATERRO ZERO.
Conheça os nossos serviços e as melhores soluções para a sua empresa!