Tem sido difícil andar de caminhão. Com custos operacionais cada vez maiores, ao mesmo tempo em que inflação e juros sobem, as margens de lucro apertaram. Dessa forma, o profissional autônomo e as pequenas transportadoras sofrem para se manterem.
Como sustentabilidade precisa andar com viabilidade econômica, a Mazola Ambiental preparou um guia não só simples, mas também de rápida implementação, para cuidar do seu caminhão. Com isso, esperamos que você possa economizar um pouco mais e se manter na estrada. Igualmente, você será capaz de guiar com mais qualidade e segurança.
Continue a leitura e não esqueça de deixar dúvidas e opiniões na caixa de comentários!
Para o caminhão
Mesmo um caminhão novo pode se beneficiar de uma manutenção preventiva. Ela, em outras palavras, antecipa os problemas que virão. Isso porque nem o melhor motorista do mundo pode impedir desgastes naturais. Só para exemplificar, o sistema de aspiração de ar, quando defeituoso, pode aumentar o consumo de diesel em 40%. E esse sistema pode demorar milhares de quilômetros para impactar na dirigibilidade. Só um teste de estresse é capaz de identificá-lo enquanto está “somente” causando prejuízo financeiro.
Contudo, há mais a se ter atenção. Os pneus, quando bem cuidados, rendem mais e podem ser recapeados. Este processo, em comparação à troca por um pneu novo, pode gerar uma economia de até 70%. E a principal (e mais simples) forma de garantir uma utilização correta dos pneus é manter a calibragem em dia.
Outro detalhe importante diz respeito às ferramentas disponíveis no seu veículo. Um caminhão que saiu de fábrica na última década tem controles como o de telemetria, que fornecem um retrato fiel da dirigibilidade. Assim, o motorista pode encontrar soluções para desgastar menos o sistema e reduzir o consumo de combustível.
Para o motorista
A peça mais importante de qualquer veículo, sem dúvida, se localiza entre o banco e o volante. Logo, é impossível garantir uma maior vida útil do caminhão sem promover qualidade de vida para o seu motorista.
Um pequeno investimento em câmeras na boleia, além de trazer segurança, permite que o motorista avalie a sua dirigibilidade. Assim, ele é capaz de identificar “vícios” que vão trazer prejuízos à saúde. Para transportadoras, as câmeras também servem para identificar princípio de fadiga e, por comunicação remota, orientar o motorista a encerrar a jornada.
Por fim, o ponto da jornada também merece cuidados especiais. Após 12 horas dirigindo, a atenção média cai pela metade. Motoristas desatentos estão mais propensos a acidentes. Como consequência, não só a saúde do caminhão, mas a do motorista fica em risco. Saber a hora de parar é básico.
Dica da Mazola Ambiental para você e seu caminhão
Peças remanufaturadas podem ser até 40% mais baratas que novas, com exatamente a mesma confiabilidade e durabilidade. Quando estiver na sua manutenção preventiva, fale sobre isso com o fornecedor. A Mazola Ambiental pode ajudar você nesse processo!
Coletamos as peças, na oficina ou na sua transportadora, e levamos para a fábrica de origem. Tudo isso respeitando as especificações do fabricante e com a transparência do Rastrelog, sistema que permite o acompanhamento em tempo real do transporte.
Assim, aumentamos não só a vida útil do seu caminhão, mas também a do planeta.