Gases estufa são, sem dúvida, indesejáveis. É uma obrigação de todos, especialmente dos agentes da indústria, buscar formas de reduzir suas emissões. Entretanto, com as urgências de demanda, é viável, ou mesmo possível zerar as emissões? Em quanto tempo?
Antes de mais nada, é preciso levar em conta o setor em que uma empresa atua. Com a hiperconectividade da economia, de fato não existe atividade com zero emissões. Mas algumas começam de lugares menos complexos.
Ainda assim, nenhuma medida pode ser implementada imediatamente, ainda que o planeta precise de respostas imediatas. Entenda melhor no artigo de hoje!
Os gases estufa estão em todo lugar
Fazer uma pesquisa na internet deixa uma pegada de carbono. Ainda que ela seja consideravelmente pequena, o equivalente a andar menos de dois quilômetros de carro todo mês, são bilhões de pessoas conectadas. E isso se aplica a uma cadeia de ações do dia a dia: falar com a família, pedir comida no delivery e ver TV, só para exemplificar.
Com isso, antes mesmo de falar sobre empresas que lidam com transporte, fica evidente como ser “neutro em carbono”, de uma hora para outra, é impossível. O que empresas fazem é compensar suas emissões. Isso se dá, principalmente, de duas formas: plantando árvores ou comprando créditos de países em estágio mais avançado de eficiência ambiental.
Entretanto, mesmo isso ainda encontra desafios. Em primeiro lugar, porque há um limite físico para plantio (que ainda está longe de ser alcançado). Em segundo lugar, porque a transição para alternativas mais ecológicas ainda não solucionou seus próprios desafios.
Veículos elétricos, que emitem água como produto do funcionamento, dependem de baterias de lítio. A extração deste metal, presente em áreas de floresta como a Amazônia (boliviana e brasileira), gera um passivo de desmatamento e poluição. No agregado, um veículo elétrico pode ser mais poluente que um motor a combustão tradicional.
A caminho de uma resposta sustentável
Você sabia que remanufatura emite menos gases estufa do que produzir peças novas? Ao gerenciar resíduos com consciência ambiental, você contribui para combater o efeito estufa, mas também reduz a necessidade de extração em áreas preservadas.
Além disso, a Mazola Ambiental mede a emissão de gases estufa de todos os caminhões, da frota e de parceiros. Com isso, nenhum veículo sai das nossas bases poluindo, o que iria contra o nosso propósito.
Há muito a ser feito para uma economia livre de gases estufa. Ainda estamos em busca de respostas, mas é fundamental que continuemos fazendo perguntas. A Mazola Ambiental está aqui para ajudar a sua empresa a fazer parte da mudança. Entre em contato e saiba como.