Já falamos sobre Economia Circular. Ao invés de descartar produtos, recolocá-los no cenário produtivo, fortalecendo o consumo consciente e a sustentabilidade, tem por objetivo minimizar o impacto humano no planeta. Neste artigo, vamos nos aprofundar no assunto e analisar as principais diferenças entre a Economia Circular e a Economia de Reciclagem.
Na reciclagem, temos o desafio do downcycle, que é quando a qualidade do produto reciclado é inferior à do produto original. Ao combinar o plástico de uma garrafa PET a algodão para fazer uma camiseta, há uma combinação do ciclo biológico (algodão) com o ciclo técnico (indústria). Reciclar este produto “híbrido” reduz a qualidade dos dois ciclos.
A Economia Circular, Cradle to Cradle (“berço a berço”), trabalha com o conceito de upcycle: os produtos são desenhados para, ao final do uso, poderem retornar a seus ciclos técnico e biológico. A ideia “berço a berço” se opõe à tradicional “berço ao túmulo”, substituindo o modelo linear de produção pelo cíclico, com reciclagem ilimitada.
Modelos econômicos baseados na reciclagem geram resíduos, produtos que não podem ser reutilizados. A insólita obsolescência programada de produtos, visando novas compras, ajuda a aumentar exponencialmente a quantidade de resíduos que não serão acumulados sem função.
A economia circular é a queda de paradigma. Governantes de países em desenvolvimento alegam que o crescimento econômico está intrinsecamente ligado ao aumento do consumo. Ao adotar um modelo de reutilização permanente, de ciclo fechado, essa relação de consumo desenfreado é substituída por uma postura sustentável e inteligente. Economias circulares focam na extração mínima de recursos e na eficiência máxima, com processos inteligentes e ecologicamente responsáveis.
A Mazola atua ativamente na Economia Circular prestando os serviços de Gerenciamento de Resíduos, Logística Reversa e Recfil. O Gerenciamento de Resíduos coleta, faz triagem e destinação ambientalmente correta, de forma rastreada e segura. A Logística Reversa reintroduz resíduos na cadeia produtiva. Já o Recfil é um processo inovador e pioneiro na América Latina no processamento de filtros de óleo, combustível e ar automotivo, que tritura filtros e separa líquidos de sólidos e metais de não-metais, oferecendo uma alternativa de destinação final para estes resíduos.
Visite os outros posts do nosso blog e conheça mais a fundo cada um dos nossos serviços.