Associar ESG e impostos pode não ser seu primeiro pensamento, mas é um dos mais importantes. Afinal, a sigla cobre sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.
Transparência fiscal e boas práticas passam um recado ao mercado, atraem investimentos e, ao mesmo tempo, podem resultar em incentivos, subsídios e isenções variadas. É posicionamento, é branding e é estratégico!
A relação entre ESG e impostos
O correto recolhimento de tributos tem relação direta ao G de ESG. A governança de uma empresa é um importante elemento para mensurar performance e riscos a potenciais investidores. E impostos em dia são uma necessidade para quem está em busca de “dinheiro novo” para expandir.
O planejamento tributário, bem como seu cumprimento, não só evitam penalidades previstas em lei, como constrói uma imagem institucional positiva. Isso vale também para o mercado, cada vez menos disposto a consumir de empresas que não devolvem à sociedade parte de seus lucros para investimentos estruturais em serviços como saúde e educação, dentre outros.
As empresas são extensões das pessoas
O estudo “Global Consumer Pulse” apurou que mais de 80% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas transparentes e alinhadas aos seus valores de vida. Dessa forma, mais que ESG e impostos, o que as empresas precisam atender são expectativas de seu consumidor final.
Isso porque, cada vez mais, produtos e serviços fazem mais do que atender a funções. Eles representam uma extensão de quem os compra. Uma marca que cuida do meio ambiente e paga impostos é um manifesto de que seu cliente também partilha destas responsabilidades.
ESG e Impostos: oportunidades
Políticas tributárias são ferramentas para incentivar ou coibir práticas. Atividades que façam mal à saúde ou prejudiquem o meio ambiente pagam o chamado “imposto do pecado“. Por outro lado, empresas em sintonia com as necessidades sustentáveis do planeta podem receber isenções ou abrir possibilidades para aumentar a renda.
É isso o que oferecemos aos clientes da Mazola Ambiental: ferramentas para cumprir exigências ambientais e evitar ônus, financeiros e de imagem. Nossa gestão de resíduos sólidos da linha pesada gera todas as certidões ambientais que você precisa. Além disso, resíduos como bicos injetores, turbos, embreagens e mais uma ampla lista podem ser comercializados para logística reversa, transformando passivo em fonte de renda.
Clique aqui e conheça mais sobre nossas soluções.