É claro que nosso século tem como uma das principais características o consumo em grande escala. E se, por um lado, tal prática gera movimentação à economia, por outro, porém, alguns problemas ambientais ganham evidência, à medida que são deixados de lado princípios socioambientais tão importantes para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Dessa forma, ao ter consciência dos diversos impactos gerados pela compra, utilização e descarte, podemos, todos juntos, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo para um Brasil ainda melhor.
Primeiramente, é muito importante nos conscientizarmos de que o consumo consciente precisa se tornar cultural – e, por sua vez, ter início nos bairros, nos condomínios e, enfim, nas próprias casas –, a partir de medidas simples, envolvendo, por exemplo, os 3R’s (redução, reutilização e reciclagem), que são muito importantes no processo de consumo consciente.
E por falar nisso, entender o que é o consumidor consciente é outro passo importante para todo cidadão. Definido como aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca, o consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Além disso, essa definição, por si só, já é muito importante, porque qualifica a atitude de todos os que se enquadram nesse perfil e motiva a atuação de outras pessoas.
Por tudo isso, ao longo do tempo, foram estabelecidos princípios que tipificam o consumidor consciente e qualificam atitudes próprias a todos os consumidores. Veja alguns:
- Planeje – não ser impulsivo(a) na hora de comprar é muito importante, porque evita gastos e descartes irregulares.
- Avalie os impactos – quando você compra um produto, a sociedade toda se envolve, principalmente no processo de descarte. Por isso, avalie os impactos ambientais antes de comprar e como você pode amenizá-los.
- Reutilize produtos e embalagens – se você pode consertar, transformar e reutilizar algo, para que comprar novamente?
- Separe seu lixo – a reciclagem é um dos principais tipos de contribuição para a economia e para o meio ambiente.
- Vai comprar a crédito? – certifique-se de que conseguirá pagar as prestações quando comprar a crédito. O consumo não pode ser compulsivo, então fique de olho!
- Conheça e valorize as práticas de responsabilidade das empresas – não olhe apenas o preço e o rótulo, valorize produtos feitos por empresas que, com responsabilidade social, possuem uma produção adequada ao meio ambiente, com atuação correta aos colaboradores.
- Não compre produtos piratas – compre sempre do comércio legalizado e contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
- Divulgue o consumo consciente – instrua as crianças e passe para outras pessoas informações, valores e práticas do consumo consciente.
Tidos como os princípios que definem o novo modo de consumo e venda, esses 8 itens são apenas exemplos de ações essenciais para todos, sejam pessoas físicas ou empresas. Assim, pensando nisso, a Mazola desenvolve diversos serviços de gerenciamento de resíduos, já que o descarte correto, além do benefício econômico com a reutilização, também traz muitos benefícios para a natureza.
Coletamos, triamos e destinamos os resíduos, principalmente da linha automotiva, como: lâmpadas; resíduos contaminados com óleo; EPI´s; pneus; baterias; eletrônicos; sucatas metálicas; plástico; madeira; papel e papelão; borracha e correlatos; entre outros, e emitimos os certificados de destinação.
Que tal solucionar sua empresa e fazer parte do novo estilo de consumo consciente? Conte com a gente para isso!