Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os fumantes no mundo são, em média, 1,6 bilhão. E como se já não bastasse o alarmante número, já que sabemos o quão negativo é o consumo do cigarro para o corpo humano, o meio ambiente também vem sofrendo pela incidência desse consumo.
Os cálculos indicam que 7 bitucas de cigarro por fumante são descartadas por dia, aproximadamente. Ou seja: são 11,2 bilhões de bitucas jogadas diariamente no lixo – e, num pior e real cenário, no chão, na areia das praias e em diversos outros locais, chegando aos oceanos.
O problema é que grande parte dos 5,6 trilhões de cigarros produzidos anualmente em todo o mundo vêm com filtros feitos com acetato de celulose, um tipo de plástico que leva mais de 10 anos para se decompor, liberando, durante esse tempo, diversas substâncias tóxicas que estavam retidas no filtro, como nicotina, chumbo e arsênico. Além disso, é importante lembrar que, tão grave quanto a poluição do ar, quando comidos por peixes, tartarugas e outros animais marinhos, as bitucas causam grandes contaminações na cadeia alimentar.
Pensando nisso, diversas campanhas contra a poluição causada pelo cigarro surgiram ao redor do mundo. Por exemplo, a #NoMoreButts, do Projeto TerraMar. Segundo eles, “a poluição por cigarro é a única forma ‘socialmente normal’ de se descartar lixo. Todo mundo faz isso à vista de todos. Ninguém diz nada. Nós queremos mudar isso. A TerraMar trabalha com pessoas físicas, empresas e grupos de limpezas de praia para ajudar a coletar e reciclar o lixo dos cigarros.”
Entretanto, ainda faltam muitas ações, como regulamentações efetivas e conscientização social, já que o problema nasce muitas vezes de ações consideradas inofensivas, como o descarte irregular diário. Assim, nesse momento do ano, cercado de festas de fim de ano, como as de Ano Novo, que lotam as praias, é tendência a poluição ainda mais intensa, com diversos lixos e, inclusive, as bitucas de cigarro.
Por isso, vista-se com consciência no último dia de 2019 e renove seus hábitos em 2020. Afinal, a mudança começa por você!