A presença de mulheres no mercado de trabalho é cada vez maior em áreas até então quase que exclusivas para homens. No caso do transporte rodoviário de carga não poderia ser diferente. O “Pink Truck” mostra que não só dirigindo, mas também nas áreas administrativa e comercial, chegou a vez delas!
Números do Pink Truck
Segundo o Instituto Paulista do Transporte de Carga, só em 2021, o público feminino subiu 61% em relação ao ano anterior. Essa tendência sinaliza positivamente para um anseio antigo dentro da categoria, quase hegemonicamente masculina.
Entretanto, apesar da participação quase igualitária em setores como o administrativo e o comercial, isso ainda não se espalhou. Por exemplo, o setor operacional. Nele, registrou-se um total de 125 mil novas contratações masculinas, contra menos de 14 mil femininas. No cargo de motorista, o desequilíbrio é gritante: 1,51% de mulheres, 98,49% de homens. Em números, isso significa 69.574 homens de um total de 70.641 contratações em 2021.
A importância das mulheres
Com tanta diferença entre homens e mulheres, somente com ações propositivas o setor será capaz de promover um ambiente mais igualitário de oportunidades.
Dentre outras, medidas que podem causar impacto são novos meios e canais de divulgação de vagas. Ao mesmo tempo, o setor de Recursos Humanos das empresas precisa acolher mulheres, elaborando jornadas de treinamento, capacitação e qualificação. É importante olhar os números com otimismo, mas entendendo que eles não são o bastante.
O mais importante, contudo, já parece ter acontecido: as mulheres estão olhando para este mercado como uma possibilidade profissional real. É o momento em que as empresas devem estender a mão e confirmar esta expectativa.
Outubro é um mês dedicado à saúde da mulher. E a qualidade de vida também um aspecto elementar da boa saúde. Nesse sentido, empregos de qualidade também devem ser pauta de discussão. Dessa forma, propor a inclusão das mulheres onde há interesse delas é fundamental.
O Brasil precisa de mão de obra qualificada para crescer. Blue Truck, Pink Truck, não importa: quanto mais truck, melhor!