Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas são um apelo por paz e prosperidade, contra pobreza, desmatamento e mudanças climáticas. Sem dúvida, uma missão de todos para um objetivo comum.
Enquanto países, empresas e mesmo indivíduos, podemos ajudar a cumprir esses objetivos no dia a dia. E a gestão de resíduos sólidos tem um papel crucial para colaborar nessa empreitada.
O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Agenda 2030 é uma meta de um mundo melhor e mais justo para todos. Para atingi-la, os ODS buscam concretizar direitos humanos e criar as condições para um planeta próspero, sem guerras e integrado.
Visando chegar a 2030 contendo as mudanças climáticas sem pobreza extrema, desigualdades ou injustiças, foram estabelecidos 17 ODS que fomentem:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parceria e meios de implementação.
Papel da gestão de resíduos
Como se nota, os ODS visam aprimorar, ao mesmo tempo, economia, sociedade e biosfera. Assim sendo, as ações específicas que contribuem para o cumprimento de cada um deles também precisam possuir uma natureza integrada.
Dessa forma, é preciso entender a dimensão dos impactos da gestão de resíduos para entender sua importância na construção de um mundo mais justo.
Técnicas como o Recfil, pioneirismo da Mazola Ambiental na gestão de filtros de óleo automotivos, por exemplo, contribui ativamente no processamento dos materiais, separando seus componentes e encaminhando +68% do seu peso para a reciclagem. Já o incentivo à produção de peças remanufaturadas via logística reversa, sob o mesmo ponto de vista, contribui para uma cadeia de produção e um mercado consumidor mais conscientes e responsáveis, desperdiçando menos e aproveitando mais, dentro de padrões sustentáveis.
As possibilidades são inúmeras. Em todas elas, a união entre sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica. Quer saber mais sobre como sua empresa pode aproveitar este momento para atrelar o crescimento à responsabilidade? Clique aqui e fale conosco!