Já falamos muito do MTR à época da sua implementação. Mas o assunto volta a ser relevante por um motivo alarmante: a baixa taxa de emissões desse documento.
Dois anos depois, retomamos o tema para apresentar a importância objetiva do Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos para a sua empresa. Ao mesmo tempo, vamos apresentar as consequências para quem sonega este preenchimento, ainda que você ache que “está tudo bem”.
Afinal de contas, o que é o MTR?
Em resumo, é um documento que as empresas usam para comprovar a regularidade do transporte de seus resíduos sólidos. Logo, o objetivo principal é o de registro das movimentações, não só de resíduos, mas também de efluentes e rejeitos, dos geradores ao destinadores.
O MTR permite o rastreamento de cada carga feita em cada caminhão. Outra vantagem é o registro digital, que atualiza em tempo real a base de dados de cada veículo.
Online e gratuito, o Manifesto promoveu uma mudança de comportamento das empresas em relação à destinação de seus resíduos. Isso porque tornou o processo correto de destinação muito mais simples e intuitivo. Sem a necessidade de armazenar documentos físicos, o risco de perder papéis também é uma proteção extra contra sanções.
No que diz respeito ao poder público, todas as informações sobre resíduos fica acessível e rastreável, o que permite um banco de dados padronizados para saber tudo sobre geração, transporte e destinação. Assim, fica mais fácil produzir relatórios e efetivamente tirar informações deles para a elaboração de políticas públicas.
E se minha empresa não preencher?
Transportar um resíduo sem os procedimentos estabelecimentos pela legislação tem uma punição imediata: a retenção do veículo e da carga até a regularização. Mesmo que haja apenas uma inconsistência, a apreensão é inevitável.
A depender da infração, as penalidades vão de advertência e multa a até mesmo suspensão da licença, obrigando a empresa inteira a suspender atividades até a regularização do MTR.
Se você está com o MTR irregular hoje, mas ainda não foi pego em uma fiscalização, basta emitir o documento correspondente com as devidas atualizações direto no sistema. Simples, rápido e bem melhor do que ser punido por negligência.
O gerenciamento de resíduos da Mazola Ambiental contempla todas as etapas do processo, incluindo a emissão das certidões e o preenchimento do MTR. Mais transparência e tranquilidade para seus negócios! Clique aqui e conheça todos os nossos serviços disponíveis.