O bom funcionamento de um motor exige lubrificação adequada constante nas partes móveis. Assim sendo, o óleo circulante precisa estar livre de impurezas, que do contrário causam desgastes e diminuem a vida útil da unidade de potência. Por isso, o filtro de óleo é um componente central do conjunto.
Dada a função desempenhada, o gerenciamento adequado do filtro de óleo usado gera dois benefícios diretos. Em primeiro lugar, insere os resíduos reaproveitáveis em um novo processo produtivo; em segundo lugar, garante o descarte adequado dos resíduos não reaproveitáveis.
O que acontece com o filtro de óleo usado
Com o intuito de dar segurança a um processo que envolve resíduos perigosos, há uma logística específica para este material. Seguindo normas próprias e materiais de segurança adequados, a coleta é feita diretamente nos pontos geradores. Por exemplo, postos de combustíveis, oficinas e autocentros.
O destino dos componentes é este: metais para siderurgia, óleo contaminado para retino e, por fim, demais componentes para geração de energia, se tornando combustível para fornos de cimenteiras.
Todo o processo é balizado pelas normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que também estabelece corresponsabilidade entre os entes da cadeia produtiva. Dessa forma, a emissão de certidão ambiental corrobora que práticas corretas foram adotadas.
Desafios do gerenciamento de filtro de óleo em autocentros
O processo de gerenciamento de filtros de óleo lida com resíduos de alta toxicidade. Logo, o principal desafio está no armazenamento do material até que haja volume o suficiente para a coleta. Este material fica em estoque até a saturação da capacidade de armazenamento. Para isso, se usa tambores, identificados e cobertos.
Os riscos envolvidos na atividade são não apenas ambientais, mas também financeiros. Dada a corresponsabilidade estabelecida pela PNRS, o manuseio de resíduos sólidos fora dos parâmetros adequados podem implicar em multas e sanções.
A vantagem de contar com a Mazola Ambiental
Pela exigência de operador especializado, fazer outsourcing de gerenciamento de resíduos é uma solução economicamente mais atrativa. Ao mesmo tempo, a Mazola Ambiental cuida de toda a logística envolvida para levar os resíduos de volta à empresa de origem, evitando descartes inadequados que contaminem o meio ambiente e resultem em multas.
Nesse sentido, a Mazola Ambiental traz dois diferenciais para facilitar a sua tomada de decisão: o Rastrelog e o Recfil.
O Rastrelog permite rastreamento total, do ponto gerador até a destinação final. Dessa forma, você conta com transparência para ficar tranquilo a respeito não só do destino, mas também do trajeto dos seus resíduos.
Já o Recfil, processo inovador e pioneiro na América Latina, é voltado especificamente para filtro de óleo, bem como de combustível e ar automotivo. Ao triturar os filtros, líquidos são separados de sólidos e metais de não-metais. Com isso, o índice de materiais corretamente destinados, com certificação pela ISO 9001 e pela ISO 14001, aumenta consideravelmente. Sempre de forma segura e eficaz.
O desenvolvimento sustentável passa, necessariamente, por uma mudança de mentalidade. Contando com uma empresa que já tem esta mentalidade há três décadas, economia, meio ambiente e sociedade saem ganhando.
Quer conhecer mais sobre o compromisso da Mazola Ambiental com o gerenciamento de resíduos? Acesse nosso blog!