Durante muito tempo, a falta de entendimento sobre a remanufatura gerou debates amplos e interpretações errôneas sobre o processo. Entretanto, cada vez mais, vêm havendo acordos e discussões que têm por objetivo desfazer tal visão.
Quando as associações de remanufaturadores firmaram um acordo que unificou definições da indústria internacional, o produto remanufaturado passou a ser mais aceito no mercado mundial. Entretanto, isso envolveu a definição do processo e muitas outras descrições à indústria, promovidas por associações como a ANRAP (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças) e outras, que integram grupos da Europa, Estados Unidos e China.
Talvez você esteja se perguntando o que é esse processo e qual a sua relevância, de fato, para o meio. A resposta para esses questionamentos parte da própria definição proposta pelas associações, que caracterizaram a remanufatura como um processo industrial em que uma peça usada (casco) volta a ter as mesmas condições de desempenho iniciais. Trata-se, logo, de algo que acontece por meio da desmontagem de produtos usados, com posterior limpeza, testes e armazenamento de componentes saudáveis, que serão reutilizados em uma linha de montagem idêntica àquela que fabrica os produtos novos, na mesma fábrica da peça original ou num processo homologado por ela. Diferente da peça recondicionada que não é processada pela fábrica de origem ou homologada pelo fabricante.
A matéria-prima, o meio ambiente e a qualidade do produto a preços acessíveis são alguns dos benefícios promovidos por esse processo, que, no nível ambiental, gera sustentabilidade e, inclusive por isso, vem crescendo. Em São Paulo, por exemplo, a partir da Lei do Desmanche, houve aumento considerável no mercado de remanufatura de autopeças.
Levando em conta esse cenário, nós, da Mazola Ambiental, grandes incentivadores de serviços que contribuem ambientalmente com a sociedade, atuamos diretamente na remanufatura, a partir do recolhimento dos produtos que passarão pelo processo. É importante destacar que nossos serviços, monitorados pelo Sistema Rastrelog, contam com as diretrizes legais necessárias que garantem o recolhimento e descarte ambientalmente adequado de cada tipo de resíduo da cadeia produtiva, o que inclui o seu retorno às indústrias para se tornarem novos bens de consumo.
Visite os outros posts do nosso blog e conheça mais a fundo cada um dos nossos serviços.