Uma cadeia de suprimentos sustentável traz benefícios que vão da aquisição da matéria-prima à distribuição. As transformações sociais dos últimos anos exigem uma abordagem mais responsável dentro do ciclo produtivo. Essa solução, ao mesmo tempo, torna suas operações mais capazes de atender demandas do mercado com eficiência operacional e respeito às leis ambientais.
Em 2020, a Consultoria McKinsey conduziu uma sondagem entre consumidores dos Estados Unidos. Nela, descobriu que 60% dos entrevistados pagariam mais caro por um produto com embalagem sustentável. Isso mostra que a transformação pode oferecer uma oportunidade de upsell ao seu negócio, aumentando o tíquete médio.
O que é uma cadeia de suprimentos sustentável
A cadeia de suprimentos tradicional envolve uma série de processos que se conectam. Compra de insumos, produção, logística, armazenamento e distribuição, dentre outros. Cada um dos “elos” dessa corrente deve transcorrer com a máxima eficiência operacional e econômica, levando em conta a conexão com os demais. Para elevar a eficiência operacional de uma máquina, pode ser necessário trocar o fornecedor do seu insumo, por exemplo.
De acordo com o relatório Supply Chain Guidance, cadeias de suprimentos são responsáveis por mais de 90% das emissões de CO2 associadas ao fornecimento de produtos e serviços de uma empresa. Dessa forma, propõe-se uma série de diretrizes ESG para formar uma cadeia de suprimentos sustentável.
- Responsabilidade ambiental. Em primeiro lugar, uma cadeia de suprimentos sustentável deve reduzir o uso de recursos naturais, como água e energia. Igualmente, ela visa minimizar a emissão de poluentes e gases de efeito estufa. Para isso, matérias-primas renováveis e práticas de fabricação limpa, com redução de resíduos, são essenciais.
- Responsabilidade social. Condições de trabalho devem ser justas e seguras para trabalhadores ao longo da cadeia. Cabe às empresas respeitar direitos humanos, promover a diversidade e a inclusão, não só na empresa, como também no âmbito de seus fornecedores.
- Eficiência econômica. É importante garantir viabilidade econômica para que as práticas sustentáveis não causem prejuízos financeiros e possam ser mantidas.
- Transparência. Uma cadeia de suprimentos sustentável é transparente sobre a origem de seus produtos e seus processos de produção. Assim, consumidores e partes interessadas sabem a pegada ambiental e social dos produtos antes de decidir consumi-los.
- Colaboração e parcerias. Fornecedores, clientes e parceiros que também adotem melhores práticas, desenvolvem padrões sustentáveis e promovem inovação potencializam resultados positivos nas esferas ambiental e social.
Somos o parceiro que seu negócio precisa
As soluções da Mazola Ambiental oferecem tudo o que você precisa para otimizar processos e consolidar uma cadeia de suprimentos sustentável. Se você atua no setor automotivo, nós oferecemos a parceria que você precisa.
Nosso gerenciamento de resíduos sólidos envolve os processsos de coleta, tragem e destinação e contempla, dentre outros, lâmpadas, resíduos contaminados, EPIs, pneus, baterias, eletrônicos, sucatas metálicas, plástico, madeira, papel, papelão, borracha e correlatos. Para a logística reversa, atendemos tanto os pontos geradores quanto os fabricantes. Tudo com o acompanhamento em tempo real do Rastrelog, sistema de monitoramento que oferece transparência do ponto gerador à destinação final.
Conosco, você também conta com o RecFil, processo inovador e pioneiro na América Latina no processamento de filtros de óleo, combustível e ar automotivo para devolver até 64% dos resíduos de volta ao ciclo produtivo, e a limpeza de caixa separadora de água e óleo, processo que você deve fazer pelo menos uma vez ao ano e conta com um modelo de contratação leve no seu orçamento. Tudo certificado pela ISO 9001 e pela ISO 14001, garantindo os mais altos padrões de excelência.
Clique aqui para falar conosco e saber mais.