Estima-se que em média o tempo de uso de um canudinho de plástico é de 4 minutos, mas, porque não é biodegradável, o “inofensivo” canudo pode levar até 1000 anos para se decompor no meio ambiente. Ele representa, porém, apenas uma parte do problema, já que cada brasileiro produz em média 1 kg de lixo plástico por semana, o que se agrava diante do número de plásticos descartados de forma irregular: quase 2,4 milhões de toneladas!
Embora sejam surpreendentes os números, apenas nos últimos anos alguns países e empresas vêm se preocupando com essa questão. O maior exemplo está com os próprios canudinhos, deixados de lado pela rede Starbucks, pelo McDonald’s em alguns países e, no caso dos governos, pela Escócia, Reino Unido e, no Brasil, pelo Rio de Janeiro.
No caso do plástico, os descartáveis devem ser deixados de lado no Canadá, por exemplo, até 2021, prazo dado pelo primeiro-ministro diante da alarmante quantidade de material não reaproveitado/reutilizável no país. Aqui no Brasil, em São Paulo, iniciativas governamentais também vêm sendo cogitadas, o que poderá colocar em pauta essa regulamentação.
Mas enquanto isso não acontece, não podemos deixar de fazer a nossa parte. Uma saída para a redução do consumo de plástico está na substituição dos canudinhos. A troca do material não reciclável por alternativas como canudos de palha, metálicos ou de vidro, assim como os tradicionais copos de vidro, são uma excelente troca.
Nas empresas, a gestão ambiental também é uma boa maneira para proteger o meio ambiente. Na Mazola Ambiental, através do correto gerenciamento de resíduos, plásticos e muitos outros produtos são corretamente eliminados, em um processo seguro pelas normas vigentes (ISO 9001 e ISO 14001) e totalmente rastreado, em um sistema inovador, o Rastrelog, que acompanha e rastreia os resíduos do ponto de coleta à destinação final.
Faça sua parte a partir de hoje. Invista no meio ambiente com a Mazola!