Pneus fornecem a única superfície de contato entre um veículo e a estrada. Dada sua importância, eles representam, em média, 8% dos custos totais de sua frota. Isso faz dos pneus o terceiro item mais caro da sua matriz de custos, somente atrás de combustíveis e manutenção.
Porém, esses são números de uma frota com boa gestão. Negligências podem mais que dobrar essas cifras, levando seus pneus a incríveis 20% dos custos totais. É preciso evitar tais cenários. Não apenas pelos gastos, mas também pela questão da segurança nas estradas.
Os riscos de pneus ineficazes
Quando um pneu se desgasta, o veículo fica mais propenso à aquaplanagem, elevando o risco de acidentes. No seco, pneus desgastados diminuem a aderência à pista, exigindo mais do motor e, como resultado, elevando o consumo de combustível. Menos aderência também pode levar a dificuldades na frenagem ou nas curvas, o que leva a batidas ou capotamentos. Dados do Datasus revelam que, todos os anos, 45 mil pessoas morrem em acidentes de transporte terrestre pelo Brasil.
A boa notícia é que as tecnologias disponíveis hoje são capazes de automatizar e simplificar a gestão de frotas. São leituras detalhadas que avaliam da profundidade de sulcos aos níveis de calibragem, permitindo que se identifique desgastes, falhas potenciais e a necessidade de substituição.
Faça sua frota mais segura e econômica
Para conciliar segurança, economia circular e responsabilidade ambiental em uma só solução, oferecemos serviços que contribuem ativamente para a gestão da sua frota.
Nossas soluções personalizadas em gerenciamento de resíduos sólidos garantem as conformidades legais, a tranquilidade com o processo desde a coleta à destinação e a economia de espaço e armazenamento.
Coletamos, triamos e destinamos resíduos, principalmente da linha automotiva, como pneus inservíveis, lâmpadas, baterias e eletrônicos, bem como sucatas metálicas e resíduos contaminados com óleo, entre outros.
Mas nossas soluções vão muito além. A logística reversa, por exemplo, atende pontos geradores e indústrias de origem para a coleta e destinação de resíduos que se tornam peças remanufaturadas. Tais peças, quando voltam ao mercado, oferecem uma alternativa até 40% mais barata para o consumidor final, sem comprometer segurança ou durabilidade.
O RecFil, por sua vez, é pioneiro no processamento e tratamento de resíduos oriundos de filtros automotivos. Após a separação de líquidos e sólidos, metais e não metais, trituramos e damos a destinação correta para cada resíduo, aumentando o percentual de insumos que voltam ao ciclo produtivo e facilitando o manejo de resíduos contaminados com óleo.
Todas essas soluções contam com a transparência do Rastrelog, um sistema que traz controle em cada etapa, da coleta à destinação final. Além disso, você recebe todas as certidões ambientais para garantir a conformidade com a PNRS e demais legislações a que você esteja submetido.
Quer saber mais? Clique aqui e fale conosco!