O Movimento Maio Amarelo conscientiza, desde 2014, sobre a importância de mais segurança no trânsito. Cada um de nós, pessoa física ou jurídica, tem um papel para contribuir nessa tarefa.
Quem administra frota, por exemplo, tem uma ferramenta poderosa para aumentar a segurança no trânsito e, como resultado, reduzir a incidência de sinistros. Ela é a gestão de pneus.
Como e porque fazer uma gestão de pneus na sua frota
A gestão de pneus tem como objetivo maximizar o desempenho e a eficiência dos pneus de uma frota de veículos. Para isso, ela envolve todo o ciclo de vida dos pneus, começando já na compra. Daí, processos como manutenção, monitoramento e descarte se sucedem.
Com a gestão adequada de pneus, é possível garantir a segurança dos veículos e dos motoristas. Ao mesmo tempo, ela reduz custos com manutenção e aumenta a durabilidade dos pneus. Outro ponto importante é a redução do impacto ambiental, uma vez que o descarte inadequado de pneus tem impactos sérios ao meio ambiente.
A partir da gestão de frota, os pneus são monitorados constantemente, identificando possíveis problemas, como desgastes irregulares ou danos oriundos de buracos ou objetos na pista. Isso permite que se tomem medidas corretivas, evitando que o problema se manifeste durante uma viagem.
Além da gestão dos pneus existentes, é necessário escolher os modelos certos para cada veículo, tipo de piso e condições climáticas. No contexto de maio amarelo, isso é um lembrete importante: motoristas estão tão seguros quanto a eficiência dos pneus que “calçam” seus veículos.
Use o maio amarelo para mudar a forma de cuidar da sua frota
A segurança no trânsito é assunto para o ano inteiro. Assim como eficiência e economia na gestão da frota.
Na Mazola Ambiental, fazemos um trabalho de coleta, triagem e destinação de resíduos sólidos que inclui pneus, mas abrange boa parte dos resíduos da linha automotiva. Após cada processo, emitimos certificados de destinação. Assim, você garante a conformidade legal com processos de eficácia certificada pela ISO 9001 e pela ISO 14001.
Com uma logística reversa que atende os dois extremos do ciclo produtivo, do ponto gerador à fábrica de origem, incentivamos a fabricação de peças remanufaturadas. Como resultado, a manutenção fica mais acessível, com peças de igual eficiência e segurança de novas, mas com preço até 40% inferior.
Para saber mais e falar conosco, clique aqui e veja todas as nossas soluções!