Provavelmente, você já sabe que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece o conceito de responsabilidade compartilhada. Em outras palavras, sua empresa precisa atuar para dar a destinação ambientalmente correta dos resíduos, uma vez que faz parte do ciclo produtivo, mesmo que não seja responsável diretamente pela produção da parte que se tornou o resíduo. A logística reversa, que reinsere tais resíduos no ciclo produtivo, é uma das estratégias possíveis.
Isso não representa, entretanto, um fardo que todas as empresas devem carregar em nome da sustentabilidade. De fato, a logística reversa pode ser uma oportunidade especial para tornar seu negócio mais competitivo, com economias significativas.
Benefícios da logística reversa
Recursos que retornam para a empresa são fonte de economia. Nesse sentido, a logística reversa é cada vez mais protagonista de pautas de planejamento estratégico. Quando insumos voltam à esteira de produção, a necessidade por matéria-prima cai.
Como resultado, o reuso se torna uma estratégia poderosa em qualquer setor. Nos segmentos automobilísticos, de transporte e logística não seria diferente. Quanto maior o custo de produção, mais interessante é a logística reversa.
O aumento na demanda por lítio, por exemplo, faz a recuperação do insumo em baterias uma operação de alto valor agregado. Isso porque, mesmo quando o lítio não pode voltar para uma nova bateria veicular, ele ainda pode servir para baterias menores, de notebooks e celulares, dentre outros.
Há também o valor imaterial, na imagem da marca junto ao consumidor. Segundo pesquisa da Bain & Company, mais de 70% dos consumidores se mostraram dispostos a pagar entre 10% e 25% a mais em produtos que promovem a sustentabilidade. Essa tendência se reflete ao longo dos perfis, se repetindo inclusive nas faixas de renda mais baixas.
Como potencializamos a sustentabilidade na sua empresa
Os processos da Mazola Ambiental prezam pela excelência e pela transparência. Por esse motivo, oferecemos o sistema Rastrelog para monitorar a geração de resíduos, acionar a operação logística e acompanhar a destinação final ambientalmente correta, bem como para que a peça gerada no ponto gerador seja monitorada pela nossa logística e para programar a linha de produção da fábrica, auxiliando no PCP.
Isso permite maior eficiência em diversas modalidades de logística reversa. Coletamos, armazenamos, triamos e damos a destinação final com emissão de certidão ambiental em conformidade com a PNRS. Visando a produção de peças remanufaturadas, coletamos resíduos de peças em locais indicados pelo fabricante para retorná-los às fábricas de origem.
Para isso, também fazemos captação, com equipe e parceiros visitando oficinas mecânicas, transportadoras e distribuidoras, dentre outras, para captar peças indicadas e retornar ao fabricante de origem. Todos os nossos processos atendem aos requisitos legais, com excelência certificada pela ISO 9001 e pela ISO 14001.
Clique aqui para falar conosco e saber mais!