O mercado de caminhões cresceu em janeiro de 2025, vendendo 9.410 veículos. Como resultado, as vendas tiveram uma alta de 14,5% em relação a janeiro de 2024, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ainda assim, há duas preocupações: o recente aumento do diesel, que traz impacto grande no custo do frete, e a taxa de juros elevada, que já começa a interferir nas decisões dos clientes.
Não será antes de março, entretanto, que se poderá avaliar com precisão o comportamento do segmento de caminhões ao longo do ano. Há pontos promissores, como o esperado bom desempenho da agricultura, da construção civil e do varejo. Mas o câmbio, atrelado aos desafios já citados, pode fazer com que as empresas esperem um pouco antes de assumirem um compromisso de longo prazo para renovar a frota.
Caminhões pesados e semipesados em alta procura
De todos os caminhões vendidos em janeiro de 2025, ainda segundo a Anfavea, o segmento de pesados registrou 6.037 unidades. O de semipesados, por sua vez, teve mais 2.935 unidades. Essa tendência vem surgindo desde o ano passado. Enquanto isso, no segmento de leves, vimos 948 veículos emplacados, além de 878 médios 650 semileves.
O aumento nas vendas ainda não representou um grande aumento na produção. Janeiro foi um mês estável, com 8.041 veículos, 1,3% a mais do que as 7.941 unidades de janeiro de 2024 (7.941 unidades). Foram 5.957 unidades de modelos pesados e 2.955 unidades de semipesados.
Apesar da estabilidade da produção, é importante destacar que meses como janeiro de 2021 e 2022 mostram que o setor segue um pouco abaixo do que já produziu nos últimos cinco anos. A isso, deve-se em parte o fator pandemia, em que a quase exclusividade de circulação de bens se dava por meio de fretes.
Novo ou usado, você deve cuidar do seu caminhão
Se você já trocou os caminhões da frota ou está esperando para fazer isso em condições mais favoráveis, estender a vida útil do seu patrimônio é fundamental. Revisões periódicas e manutenções preventivas não só evitam quebras, mas aumentam a segurança dos seus colaboradores.
Para uma atividade diretamente ligada à produção de resíduos sólidos, alguns deles contaminados com óleos, oferecemos soluções sob medida para um gerenciamento ecologicamente responsável e economicamente viável, em conformidade com as legislações às quais sua empresa está submetida.
Coletamos, triamos e destinamos resíduos como lâmpadas, resíduos contaminados com óleo, EPIs, pneus, baterias, eletrônicos, sucatas metálicas, plástico, papel, papelão, borracha e correlatos. Emitimos os certificados de destinação e rastreamos o processo pelo sistema Rastrelog. Além disso, a certificação ISO 9001 e ISO 14001 garante a segurança das operações e o cumprimento à legislação em nível federal, estadual e municipal.
Quer aproveitar o máximo dos seus caminhões? Clique aqui e entre em contato para saber mais!