Abrimos as portas da Mazola Ambiental para a Defesa Civil de Valinhos. Aqui, deu-se uma apresentação sobre seu sistema de proteção e ações preventivas com a AEVAL na plateia. A Associação dos Empresários de Valinhos, à qual somos associados, estreita os laços entre as empresas da região. Com isso, incentiva a integração e a cooperação nas iniciativas de prevenção e resposta a emergências.
O ponto principal do encontro foi apresentar e enfatizar a importância de adesão ao PAM – Plano de Auxílio Mútuo. Em resumo, ele é uma associação voluntária entre empresas e poder público com objetivo de ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes nas áreas das empresas. Dessa forma, há mais segurança para funcionários, bem como para a população do entorno. Além disso, as medidas proposta são capazes de diminuir danos e prejuízos decorrentes de sinistros.
Principais pontos da apresentação para a AEVAL
A apresentação teve condução do Diretor da Defesa Civil, Eduardo Mathias, e do Tenente Nicolas de Paula, Comandante do Corpo de Bombeiros de Valinhos.
Segundo Mathias, a Defesa Civil atua em cinco frentes. Na prevenção, monitora riscos, faz campanhas educativas e promove ações para evitar desastres. Na mitigação, busca reduzir ou aliviar os efeitos, os riscos e as ameaças. A preparação, por sua vez, é onde se treina equipes e se planeja para emergências. Quando necessária, a resposta é a atuação imediata em casos de enchentes, deslizamentos e incêndios, entre outros. Por fim, a recuperação é o apoio na reconstrução de áreas afetadas e a assistência às vítimas.
Mathias destacou a importância da prevenção. Sem dúvida, ela é o fator mais importantes para que desastres não ocorram e, dessa forma, evite-se o prejuízo não só humano, mas também financeiro.
Nosso compromisso com a segurança se renova diariamente
Complementando a apresentação para os membros da AEVAL, o Tenente Nicolas explicou que o Corpo de Bombeiros de Valinhos, equipado com duas viaturas, tem um pequeno efetivo. Porém, ele conta com o suporte de outras nove cidades da região que trabalham de forma integrada em caso de necessidade. É um sistema que potencializa os recursos, mas pode ser melhor utilizado se todas as empresas da região reforçarem suas medidas de segurança para minimizar sua necessidade.
Na Mazola Ambiental, a segurança é um ativo inegociável. Assim sendo, além de revisões periódicas em equipamentos e treinamentos constantes aos profissionais, estamos sempre revisando nossos processos para encontrar pontos de melhoria.
Sustentabilidade e segurança são parceiros inseparáveis na construção de uma economia circular, viável e vantajosa para a sociedade. Quer saber mais sobre como cuidamos dos nossos clientes, colaboradores e parceiros? Clique aqui e fale conosco!