Os 5 Rs da sustentabilidade, em resumo, são um estilo de vida com foco na diminuição da geração de resíduos no planeta. Para isso, propõe 5 verbos para orientar o pensamento. São eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Vivemos em uma sociedade baseada no consumo. E não há, em si, nenhum problema nisso. Porém, como essa filosofia propõe, devemos repensar a nossa forma de consumir. Algo que vale não só para pessoas, mas principalmente para empresas.
Implementando os 5 Rs da sustentabilidade na vida cotidiana
Consumir por impulso e descartar por desinteresse, ou mesmo ignorância, é uma das posturas que mais levam ao acúmulo de resíduos. O primeiro R provoca reflexão: é preciso repensar nossos hábitos. Por exemplo, na hora de comprar, você pode optar por produtos reciclados, ou feitos com base na economia circular, quando há um propósito no pós-uso.
Repensar leva a recusar. Nem toda empresa oferece produtos com um ciclo de vida privilegiando a sustentabilidade. Dessa forma, na hora de consumir, saiba dizer “não”.
Também é possível reduzir. Nesse sentido, você pode comprar menores quantidades ou optar por produtos que consumam menos recursos. Empresas de economia circular podem oferecer soluções muito mais eficientes do que comprar menos, especialmente quando “comprar menos” não é uma opção.
O que nos leva aos últimos dos 5 Rs da sustentabilidade: reutilizar e reciclar. Ao dar uma nova utilidade a um bem que já temos, reduzimos nossa necessidade de consumo sem comprometer nosso bem-estar. Ao mesmo tempo, quando reciclamos o que já não tem mais utilidade, devolvemos recursos para o ciclo produtivo, reduzindo custos e incentivando a recusa a produtos que usam materiais descartáveis ou de primeira extração. Essa é a beleza da filosofia: ela se retroalimenta.
Mude a mentalidade da sua empresa
Com ampla experiência na gestão de resíduos, processos certificados pela ISO 9001 e pela ISO 14001, soluções do ponto gerador à destinação final e completa conformidade à PNRS, temos o que sua empresa precisa para mudar a mentalidade e equilibrar sustentabilidade e viabilidade econômica.
Nossa logística reversa, rastreada pelo sistema Rastrelog, traz transparência e previsibilidade ao processo, tornando o trabalho das partes envolvidas muito mais eficiente.
Além disso, graças ao RecFil, conseguimos recolocar até 64% dos resíduos dos filtros automotivos de volta ao ciclo produtivo. Um número expressivo que só é possível por sermos inovadores e pioneiros.
Clique aqui para falar conosco e conhecer todas as nossas soluções, especialmente se você opera na linha pesada do setor automotivo.